segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Faça você mesmo seu modelador de EVA


Olha essa idéia super legal criada pela Mônica de Souza, do Mônicart's:


Material Necessário:

1 latinha de Plástico que caiba a bola dentro
(pode ser de margarina ou dessas de 1,99)
Bola ou molde de sua preferência ( usei a bola de 75mm)
1 kg de gesso em pó ( + ou - , vai depender do tamanho da latinha)
Plástico filme
Óleo ou manteiga para untar a bola
Fita adesiva
Tinta PVA, ou outra que impermeabilize o gesso (acho qua a acrílica serve)



Como fazer:


Passe o plástico filme na bola ou molde que vai fazer a forma
Obs: no meu caso não
cobri a bola de EVA, mas recomendo que cubram, pois o molde
ficou muito justo assim e tive que lixar a bola depois.



ponha o gesso em pó na latinha e dissolva com água mexendo bem.
Se não conseguir o gesso, creio que pode usar cimento ou massa acrílica PVA
que serve também


Introduza a bolinha, depois de untada com o óleo ou manteiga,
ou o molde que queira fazer a forma até
o meio, de maneira que possa retirar depois de seco.


cole uma fita por cima para fixar a bola no lugar desejado,


espere secar e retire a bola.
Uma dica que dou é que não deixe secar muito, pois vai
ficar mais difícil retirar a bola.
No meu caso esperei uns 30 min, porém o tempo vai depender
da consistência da mistura e o clima de sua cidade.


Depois que estiver bem sequinha, pode-se lixar para tirar algumas
imperfeições e passe a tinta para impermeabilizar e não manchar o EVA.


Então está pronta sua "modeladora de EVA"
Para usar é só esquentar o EVA com o ferro, soprador ou
prancha de cabelo,
colocar no modelador e precionar a bolinha em cima,
não precisa nem puxar as pontinhas...


depois é só retirar e tá prontinha sua bolinha modelada...
Fica muito fácil de fazer e a modelagem fica muito boa.
Eu amei... e vocês?



Ah! como disse anteriormente devem cobrir a bolinha com EVA antes de pô-la
no gesso, ou então deverão lixá-la ao final para diminuir um pouquinho a expessura e ficar
mais fácil retirar do molde, pois fica bem justinha.
Nesse caso eu lixei e ficou muito bom...
Fiz com a bolinha de 75mm, porém essa técnica dá pra fazer de outros tamanhos
e modelos, inclusive os pesinhos.

Gostaram da idéia?Divulguem e dêem os devidos créditos...

3 comentários:

  1. Olá,
    Participo do blogueiras unidas e vim aqui conhecer o seu cantinho.
    Já virei sua seguidora e quero te convidar para conhecer o meu cantinho e me seguir também!

    Beijos
    Anne
    cantodasbijoux.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a dica...
    Bjs,
    Luciléia
    http://blogdaamadadejesus.blogspot.com/

    ResponderExcluir